Contratar um agente imobiliário para a venda do seu imóvel – sim ou não?

Vamos descomplicar a solução para esta questão. É sempre uma decisão difícil pois o mercado está constantemente a mudar, e nunca se sabe quem seria o profissional certo para vender a nossa casa.

Dentro dos pontos mais assinalados para não optar por imobiliárias, as famosas comissões são naturalmente um ponto que leva a pensar 2x.

O pagamento da comissão do agente imobiliário gera sempre dúvidas, não só para quem está à procura de casa como para quem coloca à venda.

Antes de falar de valores com os potenciais agentes, deve procurar saber como é que este profissional pretende:

- divulgar o seu imóvel no mercado imobiliário, se inclui um registo fotográfico e se realiza um levantamento métrico do imóvel;

- se tem um perito qualificado que lhe promova a realização do certificado energético em tempo record e não perder tempo para o início da divulgação do imóvel no mercado; 

- qual o apoio burocrático que dará a potenciais compradores, sobretudo no que respeita à contratação de crédito bancário;

- caso a casa necessite de obras, se tem parceiros eficientes que propiciem uma obras de remodelações de imóveis com excelentes resultados;

- se a logística de mudanças de casa para os novos proprietários e até para quem deixa a casa transacionada é assegurada por parceiros de confiança;

Após ter estas situações respondidas, peça um exemplo de um imóvel divulgado e as expectativas de tempo de venda.

Se o serviço for 360º as percentagens de comissão serão naturalmente altas. Se não tiver tempo para gerir esta venda, deverá ponderar contratar estes serviços.

Mais valias e serviços adicionais

Entre as funções do agente imobiliário está a facilitar o processo de compra de um imóvel, e corresponder interesses na fase denegociação entre as partes envolvidas, orientando ainda a documentação necessária e esclarecendo possíveis dúvidas sobre a legislação aplicável. 

Ter parcerias com serviços associados ao imobiliário, como projetos, empresas de obras, de mudanças, de eventuais pequenas reparações e até o apoio jurídico é sem dúvida um selo de confiança que poderá fazer toda a diferença na hora de escolher um profissional de mediação.

Comissão

A comissão de mediação imobiliária poderá ser paga tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor do imóvel, dependendo do que foi estabelecido no contrato. Normalmente é o vendedor que retira ao valor de venda pago pelo comprador e paga uma percentagem à agência de mediação. Importa constar na escritura que existiu mediação imobiliária nesse caso, de forma a que o vendedor possa deduzir esse montante para efeitos de mais valia.

Maior visibilidade do imóvel no mercado

A maior visibilidade do imóvel no mercado imobiliário nacional e até internacional, pode ser uma das vantagens em colocar o imóvel numa agência de mediação.

Deste modo consegue garantir maior abrangência de visualização e potencialmente atrair mais interessados e fazer cumprir o asking price.

Esperamos ter conseguido esclarecer as mais valias de uma agência mno processo de compra.

 

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram